Algoritmos e Estrutura de Dados I - AE22CP - 2012/2 |
Bruno César Ribas |
Exercícios
- O que é Algoritmo?
Merge
- Implemente o algoritmo da Intercalação (merge)
- Implemente o algoritmo MergeSort
- Considere a função mergesort feita em sala. Que acontece se trocarmos "(p+r)/2" por "(p+r-1)/2"? Que acontece se trocarmos "(p+r)/2" por "(p+r+1)/2"?
- Submeta à função mergesort um vetor indexado por 1..4. Teremos a seguinte
sequência de invocações da função (observe a indentação):
mergesort( 1,5,v) mergesort( 1,3,v) mergesort( 1,2,v) mergesort( 2,3,v) mergesort( 3,5,v) mergesort( 3,4,v) mergesort( 4,5,v)
Repita o exercício com um vetor indexado por 1..5. - A função mergesort é estável?
- Escreva uma versão recursiva do algoritmo Mergesort que rearranje um vetor dado v[p..r-1] em ordem decrescente. Sua versão deve ser integrada com o código da intercalação, ou seja, deve incluir o código de intercalação. A intercalação deve começar com v[p..q-1] e v[q..r-1] decrescentes e terminar com v[p..r-1] decrescente. + Escreva uma versão do algoritmo Mergesort que rearranje uma lista encadeada em ordem crescente. Sua função não deve alocar novas células na memória. Faça duas versões: uma recursiva e uma iterativa.
QuickSort
- Escreva o algoritmo da separação
- Escreva uma função que rearranje um vetor v[p..r] de inteiros de modo que tenhamos v[p..j-1] <= 0 e v[j..r] > 0 para algum j em p..r+1. Faz sentido exigir que j esteja em p..r? Procure fazer uma função rápida que não use vetor auxiliar. Repita o exercício depois de trocar "v[j..r] > 0" por "v[j..r] >= 0". Faz sentido exigir que v[j] seja 0?
- Um vetor v[p..r] está arrumado se existe j em p..r tal que v[p..j-1] <= v[j] < v[j+1..r] . Escreva um algoritmo que decida se v[p..r] está arrumado. Em caso afirmativo, o seu algoritmo deve devolver o valor de j.
- Um programador inexperiente afirma que a seguinte implementação da função de separação rearranja o vetor v[p..r], com p < r, e devolve um índice j em p..r-1 tal que v[p..j] <= v[j+1..r].
int sep( int v[], int p, int r) { int q, i, j, t; i = p; q = (p + r) / 2; j = r; do { while (v[i] < v[q]) ++i; while (v[j] > v[q]) --j; if (i <= j) { t = v[i], v[i] = v[j], v[j] = t; ++i, --j; } } while (i <= j); return i; }
Mostre um exemplo onde essa função não dá o resultado esperado. E se trocarmos "return i" por "return i-1"? É possível fazer algumas poucas correções de modo que a função dê o resultado esperado? - Qual o resultado da função separa quando os elementos de v[p..r] são todos iguais? E quando v[p..r] é crescente? E quando v[p..r] é decrescente? E quando cada elemento de v[p..r] tem um de dois valores possíveis?
- A função separa produz um rearranjo estável do vetor, ou seja, preserva a ordem relativa de elementos de mesmo valor?
- Escreva uma versão recursiva da função separa.
- Suponha dada uma lista encadeada que armazena números inteiros. Cada célula da lista tem a estrutura abaixo.
struct celula { int chave; struct celula *prox; };
Escreva uma função que transforme a lista em duas: a primeira contendo as células cuja chave é par e a segunda aquelas cuja chave é ímpar. - Implemente o QuickSort
- Que acontece se trocarmos "p < r" por "p != r" na linha 2 do quicksort (implementado em sala)?
- Submeta o vetor 77 55 33 99 indexado por 1..4 à função quicksort. Teremos a seguinte sequência de invocações da função (observe a indentação):
quicksort( v,1,4) quicksort( v,1,2) quicksort( v,1,0) quicksort( v,2,2) quicksort( v,4,4)
Repita o exercício com o vetor 55 44 22 11 66 33 indexado por 1..6. - A função quicksort produz uma ordenação estável do vetor?
- Suponha dada uma implementação da função separa que funciona assim: rearranja v[p..r] e devolve um índice j tal que v[p..j] <= v[j+1..r]. Escreva uma versão do algoritmo Quicksort que use essa implementação do separa. Que restrições devem ser impostas sobre j?
- Escreva uma versão não recursiva do algoritmo Quicksort. sol
- Exercícios baseados do Professor Paulo Feofiloff
--
Last Modified: Mon Apr 1 17:13:09 2013.