Fundamentos Lógicos da IA - 2024-1
UnB-\(\gamma\)
Table of Contents
- 1. Material Didático e conteúdo programático (preliminar)
- 2. Plano de aulas
- 2.1.
Aula 119_mar PdA2024 - 2.2. Aula 2 21_mar
- 2.3. Aula 3 26_mar
- 2.4. Aula 4 28_mar
- 2.5. Aula 5 02_abr
- 2.6. Aula 6 04_abr
- 2.7. Aula 7 09_abr
- 2.8. Aula 8 11_abr
- 2.9.
Aula 916_abr ICPC - 2.10.
Aula 1018_abr ICPC - 2.11. Aula 11 23_abr
- 2.12. Aula 12 25_abr
- 2.13. Aula 13 30_abr
- 2.14. Aula 14 02_mai
- 2.15. Aula 15 07_mai
- 2.16.
Aula 1609_mai - 2.17. Aula 17 14_mai
- 2.18. Aula 18 16_mai
- 2.19. Aula 19 21_mai
- 2.20. Aula 20 23_mai
- 2.21. Aula 21 28_mai
- 2.22.
Aula 2230_mai FERIADO - 2.23. Aula 23 04_jun
- 2.24. Aula 24 06_jun
- 2.25. Aula 25 11_jun
- 2.26. Aula 26 13_jun
- 2.27. Aula 27 18_jun
- 2.28. Aula 28 20_jun
- 2.29. Aula 29 25_jun
- 2.30. Aula 30 27_jun
- 2.31. Aula 31 02_jul
- 2.32. Aula 32 04_jul
- 2.33. Aula 33 09_jul
- 2.34. Aula 34 11_jul
- 2.1.
- 3. Plano de Aulas
- 4. Presença
- 5. Notas
Table of Contents
- 1. Material Didático e conteúdo programático (preliminar)
- 2. Plano de aulas
- 2.1.
Aula 119_mar PdA2024 - 2.2. Aula 2 21_mar
- 2.3. Aula 3 26_mar
- 2.4. Aula 4 28_mar
- 2.5. Aula 5 02_abr
- 2.6. Aula 6 04_abr
- 2.7. Aula 7 09_abr
- 2.8. Aula 8 11_abr
- 2.9.
Aula 916_abr ICPC - 2.10.
Aula 1018_abr ICPC - 2.11. Aula 11 23_abr
- 2.12. Aula 12 25_abr
- 2.13. Aula 13 30_abr
- 2.14. Aula 14 02_mai
- 2.15. Aula 15 07_mai
- 2.16.
Aula 1609_mai - 2.17. Aula 17 14_mai
- 2.18. Aula 18 16_mai
- 2.19. Aula 19 21_mai
- 2.20. Aula 20 23_mai
- 2.21. Aula 21 28_mai
- 2.22.
Aula 2230_mai FERIADO - 2.23. Aula 23 04_jun
- 2.24. Aula 24 06_jun
- 2.25. Aula 25 11_jun
- 2.26. Aula 26 13_jun
- 2.27. Aula 27 18_jun
- 2.28. Aula 28 20_jun
- 2.29. Aula 29 25_jun
- 2.30. Aula 30 27_jun
- 2.31. Aula 31 02_jul
- 2.32. Aula 32 04_jul
- 2.33. Aula 33 09_jul
- 2.34. Aula 34 11_jul
- 2.1.
- 3. Plano de Aulas
- 4. Presença
- 5. Notas
1. Material Didático e conteúdo programático (preliminar)
- Introdução
- Introdução à lógica clássica
- Lógica de primeira ordem
- Representações proposicionais
- Procedimentos automáticos de prova
- Problema de satisfatibilidade (SAT)
- Algoritmos para SAT
- Busca em grafos e/ou
- Formas não clausais de representação
- Planejamento
- Aplicações em planejamento \(1\)
2. Plano de aulas
2.1. Aula 1 19_mar PdA2024
- Primeiro Campeonato Latino Americano - Programadores de América - PdA
- https://pda2024.icpcmexico.org/
- Resultado:https://scorelatam.naquadah.com.br/pda24/
2.2. Aula 2 21_mar
- Introdução
- Objetivos da disciplina
- Método de avaliação
- conceitos gerais
2.3. Aula 3 26_mar
- Planejamento
- Getting Started with Automated Planning
- 🆕♨️ - link atualizado em Mon, 25 Mar 2024 19:49:12 -0300
- apostila muito interessante para iniciação em PDDL
- Planning Wiki
2.4. Aula 4 28_mar
- Primeiro domínio e problema PDDL criado em sala juntamente com os alunos:
- Disponibilizado acesso ao sistema de edição PDDL para a disciplina:
- 🆕 ♨️ https://plan-editor.naquadah.com.br/
- Logando com as suas credenciais da
chococino
você aumenta habilita mais tempo de processo e maior acesso à memória
- Logando com as suas credenciais da
- 🆕 ♨️ https://plan-editor.naquadah.com.br/
2.5. Aula 5 02_abr
2.6. Aula 6 04_abr
2.7. Aula 7 09_abr
2.8. Aula 8 11_abr
2.9. Aula 9 16_abr ICPC
- Finais Mundiais 46 e 47 do ICPC
2.10. Aula 10 18_abr ICPC
- Finais Mundiais 46 e 47 do ICPC
2.11. Aula 11 23_abr
2.12. Aula 12 25_abr
2.13. Aula 13 30_abr
2.14. Aula 14 02_mai
2.15. Aula 15 07_mai
2.16. Aula 16 09_mai
- Professor em viagem, Trabalho LIGHTSOUT no MOJ
2.17. Aula 17 14_mai
2.18. Aula 18 16_mai
2.19. Aula 19 21_mai
- professor doente 😵💫
2.20. Aula 20 23_mai
2.21. Aula 21 28_mai
2.22. Aula 22 30_mai FERIADO
2.23. Aula 23 04_jun
- Reunião entre os Grupos de Trabalho do Artigo
- Distribuição, pelos líderes, dos artigos relevantes
- Distribuição das atividades
2.24. Aula 24 06_jun
- Definição do Trabalho Final - PACMAN
2.25. Aula 25 11_jun
- Planning as SAT
2.26. Aula 26 13_jun
- Aula dedicada para o desenvolvimento dos trabalhos
2.27. Aula 27 18_jun
- Aula dedicada para o desenvolvimento dos trabalhos
2.28. Aula 28 20_jun
- Aula dedicada para o desenvolvimento dos trabalhos
2.29. Aula 29 25_jun
- Aula dedicada para o desenvolvimento dos trabalhos
2.30. Aula 30 27_jun
- Aula dedicada para o desenvolvimento dos trabalhos
2.31. Aula 31 02_jul
- Apresentação dos GT do Artigo (todas equipes devem estar completas)
2.32. Aula 32 04_jul
- Aula dedicada para o desenvolvimento do trabalho
2.33. Aula 33 09_jul
- Aula dedicada para o desenvolvimento do trabalho
2.34. Aula 34 11_jul
- Divulgação do resultado final do trabalho do PACMAN
- Apresentação da solução das melhores equipes
3. Plano de Aulas
O plano de ensino e plano de aulas é um PLANO e pode sofrer modificações ao longo do semestre de acordo com o rendimento da turma.
Curso: | Engenharia de Software | Período Letivo | 2023/2 |
Disciplina: | Tópicos Especiais de ES - FLIA | Código | |
Carga Horária: | 60 horas | Créditos | 04 |
3.1. Horários das aulas e atendimento
- Aulas:
- {terça,quinta}-feira, das 14:00 às 15:50
- Atendimento:
- por e-mail nos dias e horário das aulas
- caso necessário será aberto uma CALL para sanar as dúvidas
- por e-mail nos dias e horário das aulas
- E-mail:
- bruno.ribas EM unb.br
- Página:
3.2. Método
Aula expositiva por meio de aula síncronas em Sala de Aula, quadro branco, lista de exercícios e, material de apoio disponibilizado no Youtube (gravados ou em live stream).
3.3. Critérios de Avaliação
- A avaliação será feita por um conjunto de trabalhos, com pesos
variáveis.
- Os trabalhos deverão ser apresentados ao longo da disciplina, e representam os checkpoints dos assuntos estudados
- As notas serão compostas por um número inteiro no intervalo \([0,100]\);
- As avaliações serão compostas por questões, podendo ser, a critério do professor, teóricas e/ou práticas
- Qualquer tentativa de fraude nas provas implicará em média ZERO no semestre para todos os envolvidos.
3.3.1. Presença
- Em atividades presenciais será passada uma lista de presença;
- Para atividades a distância uma atividade específica de presença será passada com um prazo determinado pelo professor.
A entrega DENTRO do prazo é obrigatória para todos os alunos.
3.3.2. Menção Final
As notas serão calculadas conforme a equação abaixo:
\begin{align} M_F = \frac{ \sum_{i=0}^{N}(K_i * T_i) + K_f*TF}{K_f+\sum_{i=0}^{N}(K_i)} \end{align}- Onde \(K_i\) e \(K_f\) são os pesos das atividades. Os pesos serão divulgados pelo professor no momento da divulgação da atividade
3.3.3. Critérios de aprovação
Obterá aprovação no curso o aluno que cumprir todas as exigências listadas abaixo:
- \(M_F >= 50\); e
- Presença em \(75\%\) ou mais das aulas.
Por fim, a menção final do curso é dada de acordo com a tabela abaixo:
\(M_F\) | Menção | Descrição |
\(0\) | SR | Sem rendimento |
\([1,29]\) | II | Inferior |
\([30,49]\) | MI | Médio Inferior |
\([50,69]\) | MM | Médio |
\([70,89]\) | MS | Médio Superior |
\([90,100]\) | SS | Superior |
3.4. Bibliografia
- Algorithms in C , Robert Sedgewick
- CORMEN, Thomas H.; LEISERSON, Charles E.; RIVEST, Ronald L.; STEIN, Cli or. Algoritmos: Teoria e Prática. 2a.edição, Campus.
- (eBrary) CORMEN, Thomas H.; LEISERSON, Charles E.; RIVEST, Ronald L. Introduction to Algorithms. MIT Press, 2014.
- (eBrary) Biere, Armin and Heule, Marijn J. H. and van Maaren, Hans and Walsh, Toby Handbook of Satisfiability, 2009.
- RIBAS Bruno C; Um método de pré-processamento de fórmulas SAT e pseudo-boolean baseado em técnicas de programação linear inteira mista, 2015
- RIBAS Bruno C; Suguimoto RM; Montano RANR; Silva F; Bona LCE; Castilho M; On modelling virtual machine consolidation to pseudo-Boolean constraints, 2012
- RIBAS Bruno C; Suguimoto RM; Montano RANR; Silva F; Bona LCE; Castilho M;PBFVMC: A New Pseudo-Boolean Formulation to Virtual-Machine Consolidation, 2013
- Montano RANR; RIBAS BC; Planning as Mixed-Horn Formulas Satisfiability 2017
- RUSSEL Stuart; Norvig Peter; Artificial Intelligence: A Modern Approach, 2020
- https://planning.wiki/ - Planning.Wiki - The AI Planning & PDDL Wiki
- Artificial Intelligence: A Modern Approach. 3a. Ed. S. Russel and P. Norvig. (cap 7, slides)
- Chin-Liang Chang, Richard Char-Tung Lee. Symbolic logic and mechanical theorem proving. San Diego, CA : Academic Press, 1987.
- A knowledge compilation map. A. Darwiche and P. Marquis. JAIR. 2002
4. Presença
- Publicado diretamente no SIGAA
5. Notas
5.1. Trabalhos que valem nota
5.1.1. Trabalho 1 - Peso: 1
- Apresentação de Domínio PDDL
- EQUIPES E DOMÍNIOS
Equipe | Integrantes | Domínio | Material |
1 | Guilherme, Luis de Lima, Renan Guedes, Rafael Araújo | elevator | APRESENTAÇÃO |
2 | Carlos Alexandre, Davi Veira, Gustavo Martins, Leonardo Machado, Lucas Borges | trucks-preferences | APRESENTAÇÃO |
3 | Alexandre Pereira, Marcelo de Araújo, Vinícius Dias, Pedro de Freitas | parking-sequential | APRESENTAÇÃO |
4 | Arthur Sobreira, Davi Leal, Igor Paiva, Lucas de Paula | visit-all | APRESENTAÇÃO |
5 | Arthur Sousa, Pedro Vieira, Henrique Hida | freecell-strips | -- |
6 | Julia de Farias, Leiticia Monteiro, Marjorie Rodrigues, Paulo Paes | no-mystery | APRESENTAÇÃO |
7 | Bruno Ribeiro, Igor Penha, Lucas Bergholz, Rafael Nobre | woodworking | APRESENTAÇÃO |
8 | Eduardo Lima | folding | APRESENTAÇÃO |
5.1.2. Trabalho 2 - Peso: 5
- Exercício de criatividade: Criação de domínio
- Submissão: MOJ
- a partir de 22 de abril
- Problemas Lights Out RGB modificado
- Prazo: 11 de maio de 2024
- Especificação do problema
- Score e Jogo ♨️
- 🆕 (4 de julho) as notas foram normalizadas para serem no máximo 100
pontos, aplicando a seguinte regra: \(\lfloor \lfloor SCORE \rfloor * 100 / 120 \rfloor\)
- foi somado \(10\) pontos para quem fez individualmente o trabalho, até o limite de \(100\) pontos
5.1.3. Trabalho 3 - Peso: 4 6
- 🆕 (4 de julho) com o cancelamento do trabalho 4, este trabalho passou a ter peso \(6\)
- Apresentação de ARTIGO
- Início das apresentações: 2 de julho
- Devem ser apresentados os domínios votados no grupo de trabalho
- O que deve ser apresentado?
- Tempo de apresentação: até 30minutos
- Os alunos devem apresentar:
- Do que se trata o domínio
- Qual a motivação do domínio existir
- apresentar a referência bibliográfica completa a respeito do domínio (além do artigo principal, existem trabalhos correlatos?)
- Análise crítica sobre o domínio e o conjunto de problemas
- Deve ser apresentada uma tabela de execução dos problemas disponíveis
- Existem ferramentas de apoio? (que criam arquivos de
problema? que animam um plano ?)
- apresentar as ferramentas existentes
- Apresentar as principais ações e predicados do domínio
- Após a apresentação os alunos devem enviar para o professor o PDF da apresentação
- Os alunos devem, também, enviar um relatório, em formato PDF,
sobre o estudo realizado, devendo possuir:
- Introdução (definição da problemática)
- Apresentação da bibliografia a respeito deste modelo (outros trabalhos derivam deste trabalho? Por exemplo, um outro trabalho cita este trabalho para resolver um problema parecido?)
- Experimentos
- Categorizar os experimentos em AGILE,SATISFICING e OPTIMAL, quando possível, e apresentar o resultado comparando o que estava no artigo vs execuções nas máquinas da universidade (abaixo da chococino)
- Conclusão
- Equipes
Equipe | Integrantes | Slides | Material |
Matriz Multiplication | Bruno Ribeiro; Rafael Nobre; Leonardo Machado; Luis Eduardo; Rafael Araujo | SLIDES | |
PDSIM | Lucas Gobbi; Julia Faria; Paulo Paes; Renan Vieira; Leticia Monteiro; Marjorie Rodrigues | SLIDES | |
PDDL+ | Igor Penha; Wagner Cunha; Gustavo Ribeiro; David Renan Leal; Vinicius Dias | SLIDES |
5.1.4. Trabalho 4 - Peso: 6 CANCELADO
- Exercício de criatividade: Criação de domínio
- Submissão: MOJ
- a partir de 14 de junho
- Problema: Pacman Mojificado
- Prazo: 07 de julho de 2024
- Especificação do problema
- especificado em sala no dia 06 de junho
- Score e Jogo - TBA
- O Score do jogo será a soma dos Scores das tracks disponíveis (AGILE, SATISFICING e OPTIMAL), e será chamado de SCORE
- Regras de nota:
- Individual: \(\lfloor SCORE*1 \rfloor\)
- Em Dupla: \(\lfloor SCORE*0.9 \rfloor\)
5.2. Consolidadas
O peso do GT foi modificado conforme informação na seção 5.1.3 e a nota do LB foi normalizada conforme descrito na seção 5.1.2. Essas modificações foram realizadas por conta do cancelamento do trabalho de modelagem do PACMAN.
matricula | AL | LB | GT | MF | SIT | nome |
211039288 | 100 | 100 | 100 | 100 | SS | ** |
200036581 | 050 | 000 | 070 | 039 | SR | ** |
170102343 | 070 | ** | ** | 005 | SR | ** |
211029263 | ** | ** | ** | 000 | SR | ** |
170034941 | 090 | 073 | 090 | 082 | MS | ** |
180113569 | 040 | ** | ** | 003 | SR | ** |
211029352 | 100 | 100 | 100 | 100 | SS | ** |
140145575 | ** | ** | ** | 000 | SR | ** |
202023823 | 090 | 064 | 100 | 084 | MS | ** |
211029405 | 090 | 100 | 100 | 099 | SS | ** |
231026859 | 090 | 000 | 100 | 057 | MM | ** |
190091606 | ** | ** | ** | 000 | SR | ** |
211029441 | 100 | 100 | 100 | 100 | SS | ** |
221008285 | 090 | 098 | 100 | 098 | SS | ** |
231039140 | 090 | 000 | 100 | 057 | MM | ** |
170053059 | ** | ** | ** | 000 | SR | ** |
211029512 | 090 | 064 | 100 | 084 | MS | ** |
190044055 | 040 | ** | ** | 003 | SR | ** |
222021817 | 090 | 100 | 100 | 099 | SS | ** |
200026488 | 090 | 089 | 100 | 094 | SS | ** |
221031363 | 090 | 098 | 100 | 098 | SS | ** |
200028219 | ** | ** | ** | 000 | SR | ** |
211043772 | 050 | 089 | 050 | 066 | MM | ** |
180029177 | 100 | 100 | 100 | 100 | SS | ** |
média | 081 | 073 | 094 | 066 | ** | Média da turma |
- Aprovados: 15 = 62% / 100%
- Reprovados: 9/0 = 37% / 0%
- Por menção:
- SS: 9 = 37% / 60%
- MS: 3 = 12% / 20%
- MM: 3 = 12% / 20%
- MI: 0 = 0% / 0%
- II: 0 = 0% / 0%
- SR: 9 = 37%
- AL é A-PDDL
- LB é LIGHTSOUTRGB
- GT é GT