Fundamentos Lógicos da IA - 2024-2
UnB-\(\gamma\)

Table of Contents

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1. Material Didático e conteúdo programático (preliminar)

  1. Introdução
  2. Introdução à lógica clássica
  3. Lógica de primeira ordem
  4. Representações proposicionais
  5. Procedimentos automáticos de prova
  6. Problema de satisfatibilidade (SAT)
  7. Algoritmos para SAT
  8. Busca em grafos e/ou
  9. Formas não clausais de representação
  10. Planejamento
    • Aplicações em planejamento \(1\)

2. Plano de aulas

2.1. Aula 1   15_out

  • Introdução
    • Objetivos da disciplina
    • Método de avaliação
    • Conceitos Gerais

2.2. Aula 2   17_out

2.3. Aula 3   22_out

  • criação de um domínio e problema simples para entendimento da dinâmica do PDDL

2.4. Aula 4   24_out

  • extensão de do domínio criado em sala

2.5. Aula 5   29_out

  • Criação de um contador em PDDL
    • teste em cima do domínio que está sendo criado em sala

2.6. Aula 6   31_out

  • Definição das diretivas when, forall, existis do PDDL.
  • Definição dos domínios a serem apresentados pelos grupos

2.7. Aula 7   05_nov SEMUNI

  • Semana Universitária. Alunos dispensados

2.8. Aula 8   07_nov SEMUNI

  • Semana Universitária. Alunos dispensados

2.9. Aula 9   12_nov

  • Início das apresentações dos domínios distribuídos para as equipes

2.10. Aula 10   14_nov

  • Definição do trabalho LIGHT UP
  • Modelagem de problemas em pseudo-Boolean

2.11. Aula 11   19_nov

  • PBFVMC

2.12. Aula 12   21_nov

2.13. Aula 13   26_nov

  • Trabalho LIGHT UP disponibilizado no MOJ

2.14. Aula 14   28_nov

2.15. Aula 15   03_dez

  • Tempo para a implementação do trabalho Light UP

2.16. Aula 16   05_dez

  • Tempo para a implementação do trabalho Light UP

2.17. Aula 17   10_dez

  • Satisfatibilidade Booleana

2.18. Aula 18   12_dez

  • Atividade da FCTE. Estudantes dispensados.
  • Tempo para a implementação do trabalho Light UP

2.19. Aula 19   17_dez

  • Satisfatibilidade não-clausal

2.20. Aula 20   19_dez

  • Tempo para implementação do trabalho Light UP. Atividade Assíncrona

2.21. Aula 21   24_dez RECESSO

  • Recesso natalino

2.22. Aula 22   26_dez RECESSO

  • Recesso natalino

2.23. Aula 23   31_dez RECESSO

  • Recesso natalino

2.24. Aula 24   02_jan RECESSO

  • Recesso natalino

2.25. Aula 25   07_jan

  • Resultado do desafio LightUP, com live no Youtube

2.26. Aula 26   09_jan

  • Lógica Proposicional e Wumpus

2.27. Aula 27   14_jan

  • Lógica Proposicional e Wumpus

2.28. Aula 28   16_jan

  • Lógica Proposicional e Wumpus

2.29. Aula 29   21_jan

  • Lógica Proposicional e Wumpus

2.30. Aula 30   23_jan

2.31. Aula 31   28_jan

  • Desafio do Campo Minado, finalização em aula

2.32. Aula 32   30_jan

  • Tempo dedicado à implementação do PACMAN MOJIFICADO

2.33. Aula 33   04_fev

  • Tempo dedicado à implementação do PACMAN MOJIFICADO

2.34. Aula 34   06_fev

  • Tempo dedicado à implementação do PACMAN MOJIFICADO

2.35. Aula 35   11_fev

  • Tempo dedicado à implementação do PACMAN MOJIFICADO

2.36. Aula 36   13_fev

  • Tempo dedicado à implementação do PACMAN MOJIFICADO

2.37. Aula 37   18_fev

  • Tempo dedicado à preparação dos resultados. Os alunos estão dispensados

2.38. Aula 38   20_fev

  • Finalização da disciplina
  • Divulgação do Resultado do PACMAN MOJIFICADO
  • Trabalho do pacman adiado até o dia 21 de fevereiro. A divulgação do resultado será no dia 24 de fevereiro (horário a definir).

3. Plano de Aulas

O plano de ensino e plano de aulas é um PLANO e pode sofrer modificações ao longo do semestre de acordo com o rendimento da turma.

Curso: Engenharia de Software Período Letivo 2023/2
Disciplina: Tópicos Especiais de ES - FLIA Código  
Carga Horária: 60 horas Créditos 04

3.1. Horários das aulas e atendimento

  • Aulas:
    • {terça,quinta}-feira, das 14:00 às 15:50
  • Atendimento:
    • por e-mail nos dias e horário das aulas
      • caso necessário será aberto uma CALL para sanar as dúvidas
  • E-mail:
    • bruno.ribas EM unb.br
  • Página:

3.2. Método

Aula expositiva por meio de aula síncronas em Sala de Aula, quadro branco, lista de exercícios e, material de apoio disponibilizado no Youtube (gravados ou em live stream).

3.3. Critérios de Avaliação

  • A avaliação será feita por um conjunto de trabalhos, com pesos variáveis.
    • Os trabalhos deverão ser apresentados ao longo da disciplina, e representam os checkpoints dos assuntos estudados
  • As notas serão compostas por um número inteiro no intervalo \([0,100]\);
  • As avaliações serão compostas por questões, podendo ser, a critério do professor, teóricas e/ou práticas
  • Qualquer tentativa de fraude nas provas implicará em média ZERO no semestre para todos os envolvidos.

3.3.1. Presença

  • Em atividades presenciais será passada uma lista de presença;
  • Para atividades a distância uma atividade específica de presença será passada com um prazo determinado pelo professor.

A entrega DENTRO do prazo é obrigatória para todos os alunos.

3.3.2. Menção Final

As notas serão calculadas conforme a equação abaixo:

\begin{align} M_F = \frac{ \sum_{i=0}^{N}(K_i * T_i) + K_f*TF}{K_f+\sum_{i=0}^{N}(K_i)} \end{align}
  • Onde \(K_i\) e \(K_f\) são os pesos das atividades. Os pesos serão divulgados pelo professor no momento da divulgação da atividade

3.3.3. Critérios de aprovação

Obterá aprovação no curso o aluno que cumprir todas as exigências listadas abaixo:

  1. \(M_F >= 50\); e
  2. Presença em \(75\%\) ou mais das aulas.

Por fim, a menção final do curso é dada de acordo com a tabela abaixo:

\(M_F\) Menção Descrição
\(0\) SR Sem rendimento
\([1,29]\) II Inferior
\([30,49]\) MI Médio Inferior
\([50,69]\) MM Médio
\([70,89]\) MS Médio Superior
\([90,100]\) SS Superior

3.4. Bibliografia

  • Algorithms in C , Robert Sedgewick
  • CORMEN, Thomas H.; LEISERSON, Charles E.; RIVEST, Ronald L.; STEIN, Cli or. Algoritmos: Teoria e Prática. 2a.edição, Campus.
  • (eBrary) CORMEN, Thomas H.; LEISERSON, Charles E.; RIVEST, Ronald L. Introduction to Algorithms. MIT Press, 2014.
  • (eBrary) Biere, Armin and Heule, Marijn J. H. and van Maaren, Hans and Walsh, Toby Handbook of Satisfiability, 2009.
  • RIBAS Bruno C; Um método de pré-processamento de fórmulas SAT e pseudo-boolean baseado em técnicas de programação linear inteira mista, 2015
  • RIBAS Bruno C; Suguimoto RM; Montano RANR; Silva F; Bona LCE; Castilho M; On modelling virtual machine consolidation to pseudo-Boolean constraints, 2012
  • RIBAS Bruno C; Suguimoto RM; Montano RANR; Silva F; Bona LCE; Castilho M;PBFVMC: A New Pseudo-Boolean Formulation to Virtual-Machine Consolidation, 2013
  • Montano RANR; RIBAS BC; Planning as Mixed-Horn Formulas Satisfiability 2017
  • RUSSEL Stuart; Norvig Peter; Artificial Intelligence: A Modern Approach, 2020
  • https://planning.wiki/ - Planning.Wiki - The AI Planning & PDDL Wiki
  • Artificial Intelligence: A Modern Approach. 3a. Ed. S. Russel and P. Norvig. (cap 7, slides)
  • Chin-Liang Chang, Richard Char-Tung Lee. Symbolic logic and mechanical theorem proving. San Diego, CA : Academic Press, 1987.
  • A knowledge compilation map. A. Darwiche and P. Marquis. JAIR. 2002

4. Presença

  • Publicado diretamente no SIGAA

5. Notas

5.1. Trabalhos que valem nota

5.1.1. Trabalho 1 - Peso: 1

  • Apresentação de Domínio PDDL
    • Data: 12 e 14 de novembro de 2024
    • Todas equipes devem enviar os slides, e materiais de apoio, até às 13h do dia 12 de novembro para o professor
    • Modo de apresentação
      • Todos devem estar presentes no dia da apresentação
      • O professor irá sortear o próximo a realizar a apresentação
      • O professor irá sortear um dos membros da equipe para realizar a apresentação. Caso a pessoa sorteada não esteja presente, o grupo receberá nota \(0\).
      • A nota do grupo será atribuída de acordo com a apresentação da pessoa sorteada
    • Tempo de apresentação: 15minutos
      • Os alunos devem apresentar:
        • Do que se trata o domínio
        • Qual a motivação do domínio existir
          • existe artigo científico publicado a respeito do domínio?
        • Análise crítica sobre o domínio e o conjunto de problemas
          • Existem ferramentas de apoio? (que criam arquivos de problema? que animam um plano ?)
            • apresentar as ferramentas existentes
          • Deve ser apresentada uma tabela de execução dos problemas disponíveis
            • Executar os problemas disponíveis nas máquinas da universidade com tempo limite de 5minutos em configurações AGL, SAT e OPT
              • identificar em quantas instâncias cada configuração encontrou alguma solução
              • computar diferença dos custos dos planos encontrados e apresentar em gráfico
          • Apresentar as principais ações e predicados do domínio
            • identificar os principais desafios de modelagem do domínio (existe contador? como empilham algum elemento? como enfileram? como iteram entre os possíveis componentes do problema? As ações possuem muitos parâmetros? As precondições são complicadas ou enxutas?)
  • Grupos E DOMÍNIOS
    • Grupo 1 - Scanalyzer 3D IPC2008 , Slides
      • Arthur Heleno do Couto da Silva
      • Christian Hirsch Santos
      • *Eduardo Silva Waski
      • Fabio Gabriel da Silva Barbosa
      • Giovana Martins de Brito
      • Giovanni Dornelas Ferreira
      • Joao Paulo Barbosa Pereira Nunes
      • José Victor Gabriel Menezes da Costa
      • Julio César Martins Franca
      • Mateus Santos Negrini
    • Grupo 2: A Good Snowman is Hard to Plan , Slides
      • Arthur Ribeiro
      • *Caio Felipe
      • Carlos Eduardo
      • Gabriel Moura
      • Gabriel Soares
      • Gustavo Gontijo
      • Henrique Camelo
      • Hugo Queiroz
      • Leonardo Henrique
      • Mateus Vieira
    • Grupo 3: settlers IPC2018 , Slides
      • *Alex Gabriel Alves Faustino - 200056603
      • Artur Handow Krauspenhar - 231034082
      • Dara Maria Barbosa de Sousa - 202046040
      • Eduardo de Almeida Morais - 231011275
      • Giovanni Alvissus Camargo Giampauli - 211043647
      • Marina Márcia Costa de Souza - 200041606
      • Murilo Schiler Lopes Santana - 150142536
      • Pedro Gomes Oliveira - 211031440
      • Thales Duarte Alcântara de Oliveira - 221035095
      • Willian Wagner Xavier Ramos da Silva - 231011865
    • Grupo 4: spider IPC 2018, Slides
      • André Luís - 232024492
      • Arthur Grandão - 211039250
      • Débora Moreira - 222015103
      • Felipe Matheus - 221031274
      • João Pedro Costa - 190030801
      • Mariana Rio - 190058455
      • Matheus Brant - 222037737
      • Pedro Ferreira Gondim - 222026377
      • Túlio Celeri - 222026715
      • Victor Augusto - 221031238
    • Grupo 5: terms IPC 2018, Slides
      • Arthur Augusto Rezende da Paixão - 211031600
      • Breno Henrique de Souza - 202015984
      • Felipe Júnior Duarte da Silva- 231012192
      • Gabriel Neves Alves da Costa - 190087510
      • Igor Silva - 202016560
      • Isaac Menezes Pereira - 190088885
      • Lucas Alves Vilela - 211062141
      • Luciano Alves do Brasil Schindel Machado - 180126130
      • Luiz Guilherme Palhares Pettengill - 1501382022
      • Vinícius Alves - 190039116
    • Grupo 6: Tidybot IPC 2011 , Slides
      • Arthur Mendonça Arruda - 231033737
      • Felipe Hermes Fernandes - 180031767
      • Gabriel Lopes de Amorin - 231012129
      • *Henrique Souza Lavarini - 211061888
      • João Gabriel David dos Anjos - 232021688
      • Lucas Mendonça Arruda - 231035464
      • Mariana Pereira da Silva - 232029210
      • Mariana Ribeiro
      • Samuel Nogueira Caetano - 231027186

5.1.2. Trabalho 2 - Peso: 4

5.1.3. Trabalho 3 - Peso: 2

  • Exercícios de técnica: Criação de problemas e domínios
  • Submissão: MOJ
  • Divisão:
    • 2 listas no MOJ, uma para criação de problemas e outra para criação de domínios
  • Regra de Nota: A nota será, o chão da, média simples das porcentagens de exercícios feitos em cada lista.
  • As listas podem ser lançados com menos exercícios e depois podem ganhar mais exercícios
  • As listas são feitas individualmente
  • Listas:

5.1.4. Trabalho 4 - Peso: 7

  • Exercício de criatividade: Criação de domínio
  • Submissão: MOJ
    • a partir de TBA
  • Problema: Pacman Mojificado
  • Prazo: 09 de fevereiro de 2024
  • Especificação do problema | SLIDES de Apresentação
  • Visualização em Unity
    • especificado em sala no dia 09 de janeiro
  • Score e Jogo - TBA
    • O Score do jogo será a soma dos Scores das tracks disponíveis (AGILE, SATISFICING e OPTIMAL), e será chamado de SCORE
    • Regras de nota:
      • Individual: \(\lfloor SCORE*1 \rfloor\)
      • Em Dupla: \(\lfloor SCORE*0.9 \rfloor\)

5.1.5. Trabalho 5 - Peso: 2

  • Exercício de modelagem lógica
  • Modelar o problema do Campo Minado logicamente
    • Gerar solução que, descubra quais posições são logicamente provadas como seguras
  • Escrever um programa que recebe um tabuleiro de campo minado e devolva as posições logicamente seguras
    • escrever como um problema interativo, sempre pegar o resultado do mapa aberto após devolver as posições seguras

5.2. Consolidadas

Notas parcialmente computadas:

matricula AL LP LA PN CO MF SIT nome
232024492 100 ** 100 ** 099 031 MI **
211031600 000 ** 100 ** ** 012 II **
211039250 100 078 100 ** 095 050 MM **
180116746 100 040 100 ** 000 028 II **
221007850 100 090 100 ** 100 053 MM **
231034082 100 086 100 ** 050 046 MI **
221007920 100 096 100 ** 100 055 MM **
221022248 100 050 100 ** 090 042 MI **
211045113 100 000 100 ** 050 025 II **
222015103 000 000 000 ** ** 000 SR **
170102343 ** ** ** ** ** 000 SR **
180031767 ** 000 100 ** ** 012 SR **
221008060 100 085 100 ** 084 050 MM **
231026625 100 072 025 ** 085 038 MI **
231038081 100 ** 100 ** 050 025 II **
221008098 100 035 100 ** 094 039 MI **
211061888 100 ** 050 ** ** 012 SR **
221021993 100 085 100 ** 090 051 MM **
202016560 100 ** 075 ** ** 015 SR **
190030801 100 ** 100 ** 000 018 II **
231027121 100 050 100 ** 050 037 MI **
190015721 100 ** 100 ** ** 018 SR **
231035428 100 098 100 ** 085 053 MM **
180126130 100 ** 075 ** ** 015 SR **
150138202 000 ** ** ** ** 000 SR **
190058455 100 ** 075 ** ** 015 SR **
231026993 100 ** 050 ** ** 012 SR **
200041606 100 000 100 ** ** 018 SR **
200024825 100 037 100 ** 050 034 MI **
221008703 100 097 100 ** 094 054 MM **
222037737 100 050 100 ** ** 031 MI **
190035935 ** ** ** ** ** 000 SR **
232014549 ** 000 ** ** ** 000 SR **
221035095 100 000 100 ** ** 018 SR **
180029177 100 100 100 ** ** 043 MI **
231011865 100 ** 100 ** 099 031 MI **
média 090 052 089 * 071 030 ** Média da turma
  • Aprovados: 7 = 19% / 31%
  • Reprovados: 29/15 = 80% / 68%
  • Por menção:
    • SS: 0 = 0% / 0%
    • MS: 0 = 0% / 0%
    • MM: 7 = 19% / 31%
    • MI: 10 = 27% / 45%
    • II: 5 = 13% / 22%
    • SR: 14 = 38%
  • AL é apresentacaopddl
  • LP é lightup
  • LA é lista
  • PN é pacman
  • CO é campominado

Author: Bruno Ribas

Created: 2025-02-13 Thu 17:28

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